Há tempos venho trabalhando em escolas e confesso a vocês que o termo inclusão escolar sempre foi muito debatido por nós, porém sempre muito nebuloso.
No meu entendimento, depois destes 23 anos trabalhando na área, que a INCLUSÃO Escolar é a capacidade da instituição em acolher todos os seres humanos, sem exceção no sistema de ensino, independente da classe social, cor, condições físicas e emocionais.
Porém este olhar difere muito quando buscamos textos referentes a este tema e o que encontramos diz respeito aos indivíduos com deficiências físicas ou mentais. A recusa do acompanhamento destas crianças/jovens nas escolas é considerado crime. O artigo 208 da Constituição Brasileira prevê: “É dever do estado assegurar atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”, esta condição também encontra-se descrita no artigo 54 do ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente).
Está previsto também que as escolas regulares tem a obrigação e devem estar com seu corpo integrante de professores e funcionários preparados parta receber e ajudar no processo de aprendizagem os alunos com necessidades especiais a se integrarem em classes comuns. ASSIM, conforme previsto em lei todos tem o direito a cursar instituições comuns.
Cabe a nós, Fonoaudiólogos, realizar conjuntamente às escolas, durante o processo de preparo para o recebimento deste aluno, as devidas orientações pertinentes as possíveis dificuldades comunicativas que este aluno possa manifestar. É dever deste profissional também realizar o acompanhamento destes alunos enquanto estiverem na escola, participando e elaborando, com o corpo escolar, estratégias para que este aluno obtenha sua melhor performance dentro de suas possibilidades e buscar também OPORTUNIDADES que propiciem um melhor aprendizado.
Pois sabemos que a inclusão advém da nossa capacidade de entender e reconhecer o outro, assim, vejo a inclusão como um PRIVILÉGIO de CONVIVER e COMPARTILHAR com pessoas que diferem de nós!
A inclusão é uma via de duas mãos, todos ganhamos muito com este processo.
Infelizmente em nosso país a inclusão anda a passos lentos e nem todas as escolas cumprem o que está previsto em lei.
Assim, penso que cabe a todos nós pais e profissionais a tarefa de atuar conjuntamente às escolas propiciando uma parceria saudável na busca de melhores oportunidades a todos os jovens inseridos no âmbito escolar.
Juntos somos fortes e podemos construir um futuro melhor!