As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento social e motor em diversos aspectos, principalmente quando falamos de crianças especiais. Por meio de jogos, brinquedos e cenários os pequenos desenvolvem diversas habilidades perceptivas, motoras, de raciocínio e criativas.
As brincadeiras também estimulam o convívio em grupo, garantindo o desenvolvimento e inclusão para as crianças com algum tipo de necessidade especial.
Os brinquedos devem ser apropriados para à idade mental, crianças com necessidades especiais podem ser desestimuladas ou se frustrar caso o brinquedo não seja apropriado à sua realidade.
Dentre os mais indicados estão as mesinhas interativas de pintura, cenários de casinhas, mercadinho, pet, e temas do dia a dia, excelentes alternativas para os educadores que trabalham com alunos com necessidades especiais e vivem um grande desafio de inclui-los em suas atividades diárias.
Brinquedos com peças fáceis de encaixar, estruturas grandes, cores vivas, diferentes texturas, agradáveis ao toque e que emitem sons, estão entre os preferidos da criançada com algum tipo de necessidade especial.
Os brinquedos comuns também podem ser utilizados por crianças com deficiências, mas alguns cuidados precisam ser redobrados, devem ser inquebráveis, não podem ser pontiagudos e pequenos, pois eles podem colocar na boca ou causar acidentes.