A Mitra é uma empresa especializada na fabricação de jogos de tabuleiros, desafios, quebra-cabeças e brinquedos educativos, predominantemente de madeira. Oferece também, projetos educacionais, aulas de jogos, cria e organiza ludotecas, brinquedotecas, salas de jogos e de recreação e desenvolve nossos jogos com temáticas especificas para atender as necessidades pautadas de cada comunidade educativa.
A missão da Mitra é difundir o valor lúdico dos jogos e brinquedos como elementos de integração e transformação humana e social.
Comprometimento com o Ser Humano e com o Meio Ambiente.
Como nos consideramos uma oficina de criação, nossos valores estão voltados a buscar, nas várias possibilidades produtivas e de aplicação do jogo, do brinquedo e dos objetos lúdicos a sociabilização, a integração e a troca de conhecimentos capazes de unir o global, o novo e o tradicional, em favor da criação e do desenvolvimento dos valores humanos.
Na era dos computadores, dos tabletes, celulares e dos brinquedos eletrônicos de última geração, é possível despertar o interesse por simples artefatos de madeira?
Nós, da MITRA, acreditamos que sim.
Num âmbito social, humano e ambientalmente correto, buscamos transformar o brinquedo e o brincar em instrumento de entretenimento e formação para todas as idades.
Trabalhamos para resgatar o lúdico, como exercício da vontade: do pensar, do sentir e do fazer, como um despertar na nossa sociedade, oferecendo realização pessoal, auto-consciência, interatividade e cooperação social.
A Mitra está no mercado desde 2001 e é a união de mais de 20 anos de experiência em educação infanto-juvenil com as habilidades de um engenheiro de projetos. Inicialmente nos apresentávamos como artesãos e após 2010, passamos a ser empresa constituída no segmento de jogos e brinquedos. Está localizada, em sede própria, em Itatiba – SP e tem como meta desenvolver ações e produtos portadores de conhecimentos diferenciados e atuais, difundindo valores de caráter cultural e mundial, mas, ao mesmo tempo, resgatando, valorizando e integrando à sua produção, valores originais (primordiais), como a evolução pessoal, a transformação material e a realização profissional.
Agon
A origem de Agon é um pouco misteriosa. Datada do Século XVIII, o primeiro tabuleiro que se tem notícia foi encontrado em um tampo de mesa francês, produzido pelo parisiense Adan Vaugeois em 1780. Após um período de esquecimento, o jogo reaparece, quase um século depois, durante a era Vitoriana. Agon também é conhecido como Guarda Real, ou Guarda da Rainha (The Queen’s Guard). O jogo lembra um pouco do Tablut pela presença de uma casa central chamada de “O Trono” e o tipo de peças usadas (Rei / Rainha e Guarda); no entanto, curiosamente oposto ao Tablut, o trono é o objetivo da Rainha. A forma do tabuleiro é a principal característica deste jogo sendo que é o primeiro jogo, que se tem notícia, a usar o padrão hexagonal nas casas do tabuleiro. Agon é um jogo que pode ser considerado como uma mistura entre batalha e corrida. Cada jogador tem seis guardas e uma rainha e tem por objetivo levar a sua rainha para o centro do tabuleiro com a ajuda de seus guardas.
Nº. de participantes: 2
Recomendado a partir de 8 anos
Contém: 1 tabuleiro em MDF; 6 peças (guardas) +1 peça (rainha) vermelhas de madeira ; 6 peças (guardas) + 1 peça (rainha) azuis de madeira; folheto com a história do jogo; regras e instruções para jogar
Bagha – Chall
É o jogo nacional do Nepal. Bagha Chall quer dizer Mudança de Tigres e simula uma batalha de estratégias pela vida e morte entre os Tigres e as Cabras. Cada jogador possui um número diferente de peças com objetivos diferentes mas que consegue ser um jogo equilibrado, com estratégias distintas para tigres e Cabras. Jogando como Cabras permite desenvolver a natureza humana da coletividade, o pensamento em grupo e o companheirismo. Jogando como tigres permite refletir na natureza humana da individualidade, desenvolver o espírito de liderança e ampliar a visão estratégica conciliando a individualidade com o grupo
Nº. de participantes: 2
Recomendado a partir de 7 anos
Contém: 1 tabuleiro em MDF 4 Tigre em pó de madeira resinado 20 cabras em pó de madeira resinada folheto com regras e instruções para jogar.
Bao e Onweso
Dois jogos diferentes, que utilizam o mesmo tabuleiro. Fazem parte da família das Mancalas, considerados os jogos mais antigos do mundo, com cerca de 7 mil anos de cultura. Possuem a característica particular das peças serem comuns aos dois jogadores, representando o ato de semear e colher. O vencedor da partida é aquele que mais juntar sementes ou que consiga impedir seu adversário de continuar a jogar. São classificados como mancalas de 4º grau e muito populares em Zanzibar, na Zâmbia, Etiópia, Quê-nia e em Malawi. O Bao é conhecido como o mais intrincado e atraente de todos os jogos de mancala, oferecendo variações estratégicas e táticas a seus jogadores, comparáveis ao do Xadrez. Possui a característica de poder mudar drasticamente uma situação no tabuleiro com um único movimento. As mudanças rápidas dificultam e, ao mesmo tempo, estimulam o planejamento antecipado das jogadas.
Nº. de participantes: 2
Recomendado a partir de 10 anos
Contém: 1 tabuleiro em MDF 64 peças de sementes de árvores brasileiras folheto com regras e instruções para jogar
Barricade
Neste jogo, os participantes entrarão numa caça ao tesouro. Você encontra um mapa de tesouro muito antigo. Não sabe se o mapa é verdadeiro ou não e também não sabe o que fazer. Só há uma maneira de descobrir: seguir o mapa e descobrir o que há no local marcado. Reúne alguns amigos, junta os mantimentos e tudo mais e partem em busca do provável tesouro. Que tesouro será este? Você precisará descobrir. Sem que percebam, outras pessoas descobrem o seu segredo e também formam grupos para procurarem pelo tesouro. Seus adversários procuram, de todas as formas, atrapalhar vocês para encontrar o tesouro antes. Quando menos esperam estão envolvidos numa corrida de caça ao tesouro onde muitos obstáculos os esperam e terão que superar todos eles para vencer nesta aventura. Barricade possui um conceito bastante simples, porém, proporciona um máximo de diversão e tensão. Um jogo bastante engraçado para jogadores de todas as idades que querem alcançar a meta com uma certa dose de persistência e perspicácia. O jogo pode adquirir diferenças consideráveis entre os participantes, logo no começo, se uma barricada importante é alcançada e colocada numa posição estratégica para atrapalhar ao máximo o oponente.
Nº. de participantes: 2 a 4
Recomendado a partir de 6 anos
Contém: 1 tabuleiro em MDF; 20 peças de madeira (5 vermelhas, 5 verdes, 5 azuis e 5 amarelas); 11 obstruções (em madeira), 1 dado; folheto com regras e instruções para jogar
Belo Jardim
Este jogo une a atenção exigida de um jogo de memória, com a destreza dos jogos de percurso.
Exige dos jogadores, mais do que sorte, uma boa observação e esperteza para percorrerem as figuras e chegar no final do caminho, percorrendo os principais elementos que conhecemos de um aconchegante jardim.
Um convite para despertar o interesse em estar mais próximo da natureza e interagir com as sensações que este passeio oferece.
Contém:
42 cartinhas com figuras, sendo 28 com contorno laranja (ou 14 pares de figuras) e 14 figuras com contorno verde.
1 feltro para delimitar o jardim.
4 piões, sendo um para cada jogador
5 seixos (pedrinhas) para usar como obstáculos
Bezette
É um jogo originário da cidade de Zanzibar, que foi adaptado pelos franceses para se tornar um passatempo leve e divertido. Número de jogadores: de 2 a 5
Idade recomendada: a partir de 3 anos
Material: 25 argolas, 1 base com haste 3 dados
Bizingo
Bizingo é um jogo de estratégia abstrata, para dois jogadores. Sua origem é incerta, porém, sabe-se que foi criada em algum momento na década de 1850 nos Estados Unidos. Uma das características peculiares deste jogo é o seu tabuleiro em forma triangular que contem casas, também triangulares, que são alternadas entre casas escuras e casas claras. Outra característica peculiar é que as peças dos jogadores movimentam-se por casas diferentes, isto é, um jogador anda pelas casas escuras e o outro jogador anda pelas casas claras. O método de captura é por custódia, ou seja, as peças do adversário podem ser capturadas cercando-as com as suas peças. Devido ao design triangular do tabuleiro, as peças de cada jogador são posicionadas de forma diferente no tabuleiro. Os dois exércitos se defrontam separados por uma linha de triângulos. Os jogadores vão mover suas peças durante todo o jogo apenas em seus próprios triângulos coloridos e tem por objetivo capturar as peças do adversário deixando-o apenas com 2.
Nº. de participantes: 2
Recomendado a partir de 8 anos
Contém: 1 tabuleiro em MDF 16 peças + 2 capitães vermelhos de madeira; 16 peças + 2 capitães azuis de madeira folheto com a história do jogo, regras e instruções para jogar
Bloqueio
Um jogo divertido e empolgante onde os jogadores devem cruzar todo o tabuleiro contornando os bloqueios que os adversários forem colocando no caminho.
Número de jogadores: de 2 ou 4
Idade recomendada: a partir de 6 anos
Material: 1 Tabuleiro com 81 casas e depósitos para os bloqueios; 4 pinos coloridos sendo 1 marelo, 1 verde, 1 vermelho e 1 azul; 20 bloqueios.
Bloqueio Gigante
Um jogo divertido e empolgante onde os jogadores devem cruzar todo o tabuleiro contornando os bloqueios que os adversários forem colocando no caminho.
Número de jogadores: de 2 ou 4 (jogadores ou equipes)
Idade recomendada: a partir de 6 anos
Material: 1 Tabuleiro em lona de 1,5 x 1,5 m com 81 casas e depósitos para os bloqueios;
4 pinos coloridos de madeira de 4 x 4 x 18 cm sendo 1 amarelo, 1 verde, 1 vermelho e 1 azul;
20 bloqueios de madeira de 2 x 18 x 11 cm
Chroma 4
O desafio das cores é um paradoxo onde se deve dividir e construir um espaço, organizando-o de forma lúdica, mas racional. Chroma 4 é um quebra cabeças que pode ser jogado como:
- desafio individual
- desafio em grupo
- jogo para 2 ou mais pessoas
- jogo entre equipes
- dominó com peças ocultas que devem ser abertas conforme o jogo
É um jogo cooperativo com particularidades que o tornam competitivo e foi desenvolvido baseado no teorema matemático da “Topologia das 4 cores”. O teorema diz que “4 cores são suficientes para colorir qualquer mapa de forma que duas nações de mesma cor não tenham um limite comum“. Um desafio que entretém adultos e crianças, também conhecido como Dominó das Quatro Cores.
Nº. de participantes: 1 ou +
Recomendado a partir de 7 anos
Contém: 1 caixa livro em MDF; 6 peças coloridas de 5 x 5 cm; 6 peças coloridas de 5 x 10 cm; 6 peças coloridas de 5 x 15 cm; folheto com regras e instruções para jogar
Chroma 4 Gigante
O desafio das 4 cores é um paradoxo onde se deve dividir e construir um espaço, organizando-o de forma lúdica, mas racional. Chroma 4 é um quebra cabeças que pode ser jogado como:
- desafio individual
- desafio em grupo
- jogo para 2 ou mais pessoas
- jogo entre equipes
- dominó com peças ocultas que devem ser abertas conforme o jogo
É um jogo cooperativo com particularidades que o tornam competitivo e foi desenvolvido baseado no teorema matemático da “Topologia das 4 cores”. O teorema diz que “4 cores são suficientes para colorir qualquer mapa de forma que duas nações de mesma cor não tenham um limite comum“. Um desafio que entretém adultos e crianças, também conhecido como Dominó das Quatro Cores.
Nº. de participantes: 1 ou +
Recomendado a partir de 7 anos
Contém: 1 caixa com 6 peças coloridas de 15 x 15 cm; 6 peças coloridas de 15 x 30 cm; 6 peças coloridas de 15 x 45 cm folheto com regras e instruções para jogar
Crokinole
Originário do Canadá é um passa tempo leve e divertido onde se deve fazer o maior número de pontos lançando os discos com um peteleco. Tem parentesco com o Carron da Birmânia mas também possui carcterísitcas do “Knippsbrat” alemão.
Número de jogadores: de 2 ou 4
Idade recomendada: a partir de 6 anos
Material: 1 Tabuleiro octogonal 24 discos de madeira sendo 12 claros e 12 escuros.
Crokinolinho
Versão menor do Crokinole, necessita de menos espaço porém mais habilidade e sensibilidade no lançamento dos discos. Um peteleco mais forte e o disco sai para fora do tabuleiro.
Número de jogadores: de 2 ou 4
Idade recomendada: a partir de 6 anos
Material: 1 Tabuleiro quadrado 24 discos de madeira sendo 12 claros e 12 escuros
Dablot
Dablot é um jogo da Lapônia. Parece uma combinação do jogo Kharbagha, ou dama africana, com o Dou Shou Qi devido a hierarquia entre as peças.
O seu objetivo é capturar todas as peças do oponente ou imobiliza-lo, cercando todas as suas peças e não dando opção para fazer um movimento.
As peças possuem uma hierarquia onde o Rei e o senhorio possuem o valor mais alto, o Príncipe e o Filho do senhorio possuem um valor intermediário e os soldados e os agricultores possuem o menor valor e, sendo assim, uma peça só poderá capturar outra saltando sobre ela, como no jogo de Damas, se a peça capturada tiver valor igual ou menor que a peça que faz a captura. Como as regras originais não são completamente conhecidas não se sabe se as capturas são obrigatórias ou não, tornando este detalhe uma opção a ser combinado antes do inicio da partida.Todas as peças podem andar apenas uma casa por vez, em qualquer direção, na horizontal, na vertical, diagonal, para a frente e para tras seguindo pelas linhas pois as casas são os cruzamentos destas linhas
Damas
É um dos jogos mais conhecidos e praticados em todo o mundo. As regras, na forma como a conhecemos hoje, surgiram com o nome de “Fierges”, na Baixa Idade Média. O jogo acabou se tornando muito popular e se espalhou para o resto do mundo como conseqüência da expansão européia, mas, há informações que remetem a sua origem ao Antigo Egito. Com o objetivo de capturar todas as peças do adversário, este jogo consegue entreter crianças e adultos de todas as idades. Como num jogo de Xadrez, aquele que conseguir antecipar, em estratégia, o maior número de jogadas, possui maior chance de vencer a partida. Estimula e exercita a percepção abstrata espacial, a criatividade, o raciocínio e a relação do jogo e da brincadeira como um agente cultural e social vivo, dinâmico e afinado com o nosso tempo.
Nº. de participantes: 2
Recomendado a partir de 6 anos
Contém: 1 tabuleiro em MDF 12 peças de madeira claras; 12 peças de madeira escuras folheto com regras e instruções para jogar