fbpx

Fonoaudiologia Escolar

em terça-feira, 21 de março, 2017

Fonoaudiologia EscolarA Atuação do Fonoaudiólogo nas escolas é muito abrangente.

Na maioria das vezes este profissional é procurado pela escola quando algum de seus alunos apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, porém a nossa atuação nesta área vai muito além disto. Nós colaboramos na orientação e no planejamento escolar, desenvolvemos trabalhos juntamente à equipe na potencialização do aprendizado dentro da escola. Podemos inclusive, atuar na prevenção de possíveis problemas de aprendizagem.

Além deste trabalho, cabe a nós Fonoaudiólogos, realizar ações que contribuam na promoção, aprimoramento e na prevenção dos aspectos relativos a audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem, tão essencial na escola.

Este processo pode ser realizado nas escolas através de palestras de esclarecimentos, orientações ou estudo de casos de alunos, no próprio planejamento escolar.

Cabe a nós Fonoaudiólogos realizar estas atividades e quando necessário devemos encaminhar os alunos ao acompanhamento terapêutico, pois a nós é vedado, no âmbito escolar, a atuação terapêutica.

Também vale ressaltar, que devemos realizar o acompanhamento preventivo dos profissionais que atuam dentro da escola, principalmente os professores.

Com os familiares podemos realizar palestras informativas sobre diferentes aspectos e nas diferentes faixas etárias, abordando o desenvolvimento de seus filhos dentro desta ótica, proporcionando aprendizagem e mobilizando estas famílias para que elas sejam duplicadoras de conhecimento e ações.

Enfim, nós Fonoaudiólogos, podemos vislumbrar a existência de uma enorme gama de atuação dentro da escola.

Nossa atuação busca uma educação de qualidade a todos! Isto é possível! Basta acreditar e aplicar!



por Andréa de Cerqueira Lima Ribeiro

Formada em fonoaudiologia em 1994 pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, aperfeiçoou-se em Audiologia Educacional pela Irmandade Santa Casa de São Paulo em 1996 e se especializou em Adolescência para Equipe Multidisciplin(...)