fbpx

Onze Contra Onze

em quinta-feira, 19 de janeiro, 2023

ESPORTE FABULOSO

Será mesmo que no futebol são onze contra onze sempre?

Você que gosta de futebol certamente já ouviu a frase: “futebol são onze contra onze.” esta frase é, muito comum nos meios de comunicação. Alias frases de efeitos são muito utilizadas entre os apreciadores deste  esporte fabuloso.

Mas vamos aqui nos ater a esta exatamente.  Não creio que o leitor tenha dúvidas quanto ao seu significado, no entanto, para aqueles que  não são muito familiarizados com o esporte, ela se refere ao ânimo, que uma equipe tem que ter ao enfrentar um adversário mais forte tecnicamente. Uma frase motivadora no fim das contas.

Então vamos aqui analisar o cenário atual do futebol.  Será mesmo que no futebol, são onze contra onze? Certamente que sim, pelo menos é assim que começam as partidas. No entanto nem sempre elas terminam assim, e é sobre isso que vamos discorrer nesse artigo.

Quando um jogador recebe um cartão vermelho, seja no início no meio ou no final da partida, não importa, ele é expulso sendo obrigado a sair de campo, deixando sua equipe com menos um jogador.

Numericamente inferiorizado em relação ao adversário, se este não teve nenhum jogador expulso também.  E nesse caso, aquela velha máxima do futebol, cai por terra.

Se no futebol são onze contra onze mesmo, faço um questionamento se a expulsão e a consequente perda de um jogador em relação ao adversário, não deveria ser revista pelos homens que regulam as regras do futebol.

Vejamos, além da equipe não poder substituir o jogador que foi expulso, o jogador expulso ainda tem que cumprir a suspensão de mais um jogo, ficando impedido de jogar na partida seguinte. Portanto, a expulsão, tem um efeito muito pesado, sobre o jogador e sobre toda a equipe.

Não seria o caso de revisar esta regra, visto que muitas outras já foram revistas nos últimos tempos?

Cabe ressaltar aqui, que a expulsão nem sempre é por um motivo tão grave assim, podendo ocorrer por dois cartões  amarelos na mesma partida, por exemplo.

Visto que o futebol ficou muito dinâmico, muito aguerrido, nos dias atuais, os cartões amarelos e até vermelhos tem sido muito comuns, deixando as equipes numericamente inferiorizadas.

Talvez fosse o caso, de se permitir a reposição do jogador expulso por outro, ou se aplicar uma pena pecuniária ao jogador, ou ainda a criação de um cartão alternativo, verde por exemplo,  para o caso de duplo amarelo  na mesma partida.

O cartão vermelho talvez só devesse ser aplicado em casos extremos, de violência grave contra o adversário, ou contra o árbitro da partida, assim mesmo, devido a competitividade que vemos hoje no futebol, jamais uma equipe deveria atuar com menos do que os onze.

O futebol é o único esporte coletivo em que isso acontece.

Não seria o caso de também isso ser revisto?

O que você acha meu leitor?



por Dom Romani

Escritor, Locutor comercial, Terapeuta corporal , autor de livros infantis e livros para jovens, utilizado por escolas como primeira leitura, com conteúdo pedagógico.
A Lagarta Renovada -
O Lobo Mau Bonzinho (Prêmio Coruja de Atena FUR(...)