fbpx

Nossos filhos no consumismo

em quinta-feira, 7 de março, 2019

Nós adultos, por mais experientes que somos, acabamos entrando em caminhos que nem sempre nos levam para o melhor resultado, e quando se trata de consumo, não é diferente. Quando indagamos adultos que se deram mal financeiramente, a maioria relata, que abusou do consumo, “Comprei mais do que podia”, “Dei o passo maior que a perna” e percebemos tamanha a ingenuidade como esses adultos entram nesses caminhos. Como tornar nossas crianças melhor preparadas e por que não, crianças com malícias prontas para ter uma visão futurista em relação as armadilhas do consumo. Pensar adiante, saber dizer não muito antes de se machucar podendo com isso proteger o seu bolso.
Você, com certeza, não estará em todos os momentos consumistas do seu filho, então tenha a certeza que não basta achar que ele esta livre de qualquer abuso de gastos, simplesmente pelo fato de você estar segurando sua mão. Acredite, o melhor a fazer é sempre dar bons exemplos e principalmente trazê-lo a sua realidade e apontar todas as vezes que estiverem diante de um perigo de aproveitamento, crie seu filho para planejar os seus gastos e fuja de compras por compulsão. Mostre o quanto valeu a pena fazer economia e transformar seus ganhos em dividendos positivos. Valorize todas as vezes que você disser não, e mostre o porquê. Faça seus filhos entenderem que nem sempre o maior ganho está no adquirir e sim quando adquirir, vale a pena comprar aquilo naquele momento?  Que tal esperar entrar em uma promoção ou ver se realmente a família precisa? Isto transformara crianças em adultos muito mais saudáveis financeiramente.



por Anibal Teixeira

Economista, Empresário, Coach e Analista Comportamental.

Formação Acadêmica: International Professional & Self Coaching (IBC), Mapeamento de Perfil Comportamental (Solides Universidade Federal de Minas Gerais), Treinamento em forma(...)