fbpx

Como reduzir a inadimplência no 2º semestre?

em quarta-feira, 16 de agosto, 2017

6 dicas de como reduzir até 30% da inadimplência no 2º semestre escolar

A inadimplência escolar é um problema que atinge 90% das instituições de ensino, principalmente no 2º semestre – sendo também uma das responsáveis pelo fechamento das escolas. Não é à toa que é preciso evitar que isso aconteça em seu estabelecimento, caso contrário sua escola terá sérios problemas para controlar o fluxo de caixa.

Geralmente, a inadimplência escolar acontece pela falta de controle financeiro do estudante ou de sua família (ou seja, do pai, mãe ou outro responsável pelo pagamento da escola). E sabemos que, com a crise econômica se manifestando de modo cada vez maior no país, infelizmente há muitas famílias que estão abrindo mão das escolas particulares ou deixando como fora de prioridade, principalmente para o 2º semestre.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental se precaver oferecendo condições que não prejudiquem a escola, ao mesmo tempo que não levem à desistência por parte da família.

A seguir, confira algumas ações simples que, ao serem implementadas, poderão auxiliar bastante na redução da inadimplência escolar no 2º semestre e em todo o ano escolar.

Boleto bancário

1. Mensalidade via boleto bancário registrado

O boleto bancário é um método de pagamento ao qual todos nós já estamos familiarizados. Ele é simples e, na grande maioria dos casos, nem sequer precisamos sair de casa para pagá-lo, graças a facilidade do internet banking.

O boleto bancário pode ser entregue via Correio e enviado também por e-mail – o que inclusive, reforça o lembrete para os pais e economiza com impressão.

2. Terceirize a cobrança dos atrasados

É comum que os pais venham até a direção da escola para conversar sobre mensalidades atrasadas. É claro que cada situação é uma situação, mas a escola pode ir à falência se relevar a situação de todos. Uma forma de não cair em tentações neste sentido é terceirizando a cobrança das mensalidades atrasadas. Outra boa alternativa é usar um sistema de gestão financeira para fazer a cobrança automatizada, indicamos o www.proesc.com.

3. Que tal criar premiações mensais?

Sendo elas destinadas para os indivíduos que fizerem o pagamento da mensalidade em dia. Além disso, quem pagar antecipadamente pode ganhar um desconto adimplência ou cupons para a participação de uma espécie de sorteio mensal, por exemplo. Essa é uma forma de estimulá-los a continuar pagando as mensalidades em dia mesmo em situações de aperto.

4. Pontuação anual

Seguindo a dica anterior para acabar com a inadimplência escolar, você também pode criar um plano com pontuações semestrais: o aluno que tiver boas notas, não faltar e ter pago todas as mensalidades em dia ganha um prêmio no final do semestre. Esse prêmio pode, por exemplo, ser a primeira mensalidade/matrícula do ano seguinte.

5. Lembretes são fundamentais

Estes com certeza fazem parte não só da gestão escolar, como de qualquer outro estabelecimento. Às vezes, o responsável realmente esqueceu de fazer o pagamento a tempo. Mas, se você tivesse enviado um SMS ou um e-mail, ele poderia ter lembrado e pagado na data correta. Para lhe ajudar nessa tarefa, existem sistemas prontos que fazem essa cobrança por e-mail e SMS.

6. Crie diferentes grupos de alunos

Alguns alunos pagam a mensalidade sozinhos, outros contam com a ajuda dos pais, outros dividem e assim por diante. Uma boa gestão escolar é aquela que tem controle desses fatores, o que poderá auxiliar na negociação com esses diferentes grupos.

 

Fonte: http://www.proesc.com/blog/como-reduzir-inadimplencia/

 



por Portal das Escolas

O portal mais interativo do mundo da educação. Mais interatividade, mais abrangência e mais personalização.(...)