fbpx

Brincar para Ser

em quarta-feira, 18 de setembro, 2019

Brincar é um ato universal, que é praticado por adultos e crianças, e sempre fez parte da história da humanidade. Apesar de ser algo que sempre existiu, a brincadeira nem sempre foi considerada uma atividade que ajudaria no desenvolvimento de uma criança, mas sim por muito tempo foi considerada “perda de tempo”. A riqueza dos contos, lendas, cantigas de rodas, e o acervo de brincadeiras constituirão um banco de dados de referências culturais utilizados em situações individuais ou interativas. Dispor de tais códigos é fundamental para dar condições à criança para construir seu conhecimento e compreender melhor as manifestações culturais. Essas atividades integram as diferentes áreas de aprendizagem, da linguagem, do movimento, da arte, da natureza e da sociedade (as tradições, as culturas presentes nas canções), desenvolvendo também a identidade e a autonomia. A brincadeira é uma atividade que, ao ser despertada e incorporada pelos educadores na sua prática cotidiana em sala de aula, fornece subsídios para uma formação mais significativa para a criança, amplia sua possibilidade de contato com a fantasia, o faz-de-conta, o lúdico, o conhecimento do próprio corpo, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações. Mas é somente no ambiente escolar que se pode exercitar o brincar? Absolutamente não!  A rotina da criança se estende por todo o dia, portanto os momentos em casa, nas atividades extracurriculares, nos passeios, na consulta médica, durante a alimentação e higiene, a cada momento é uma oportunidade. Ao brincar a criança repete ludicamente os padrões absorvidos em sua rotina para apropriar-se de conceitos, regras, formas de expressão; ela “treina” para a vida transformando em brincadeira o que viu, ouviu e vivenciou. Brincar então é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento cognitivo, social e motor.

E você querido leitor, do que já brincou para tornar-se quem é hoje?



por Carolina Dattein

Psicomotricista, Educadora, Palestrante, mais de 20 anos de atuação em Educação através do movimento, além de realizar Cursos, Workshops e treinamentos focados em Psicomotricidade e Neuroaprendizagem.
-Especialização em Psicomotricidade Intern(...)