fbpx

Como melhorar o relacionamento entre a escola e os pais?

em terça-feira, 1 de agosto, 2017

Ter uma escola é de extrema responsabilidade, afinal se oferece um serviço a longo prazo que, muitas vezes, determinará o futuro daquelas pessoas.
Por tal responsabilidade o relacionamento com o cliente, ou seja, os alunos e seus pais. Trata-se de um processo de confiança gerado pouco a pouco e, para isso, a escola deve trabalhar profundamente a gestão de relacionamento em sua instituição.
Primeiro pense de maneira integrada em como trabalhar bem o relacionamento com o cliente, ou seja, faça com que todos os setores da escola estejam engajados nesse objetivo.

Para começar a gestão de relacionamento de forma assertiva, deixe todas as ações da escola muito claras para os pais. Eles precisam conhecer a estrutura, as atividades oferecidas, quais os resultados e diretrizes visadas e quais suportes possíveis.

Você pode fazer o controle de acesso e frequência em sua escola de forma mais automatizada. Dessa maneira cria-se uma base de dados atualizada em caso de problemas, como saídas e ausências injustificadas. Com certeza os pais ficarão mais tranquilos com essa organização e acreditarão mais na instituição. Automatizando esse sistema poderá repassar para os pais os avisos de falta, histórico e até mesmo o controle de notas.

Os pais podem acompanhar, por meio de fotos e vídeos, as ações feitas no colégio quase em tempo real. É uma maneira de fazê-los presente na formação e interagirem de maneira mais intensa.

Você pode até mesmo promover recompensas para promoção da educação, aos alunos mais assíduos. Isso causa uma interação mais intensa e a consequente aproximação com os clientes. Essa é outra maneira de manter o relacionamento com o cliente saudável e estar em constante contato.

Desde promoção de reuniões, interações digitais, aplicativos, enfim. Use a tecnologia a seu favor e de seus clientes e funcionários.

A partir do momento que a preocupação com o cliente se torna parte da cultura organizacional da escola fica mais fácil gerenciar, e as ações se tornam automáticas.

Organize-se: ao pensar no plano de gestão escolar prime pela organização. Uma escola é focada em resultados como qualquer outra empresa. Por isso instigue os professores, alunos e funcionários a alcançar metas, trocar informações e melhorar os resultados da instituição.

Para te auxiliar, atente a alguns itens importantes para um plano de gestão escolar efetivo:

  1. Localização;
  2. Atos legais;
  3. Jurisdição;
  4. Direção;
  5. Coordenação pedagógica;
  6. Recursos físicos, técnicos, pedagógicos e humanos;
  7. Objetivos e metas;
  8. Planos de cursos;
  9. Conteúdos programáticos;
  10. Carga horária.
  11. Procedimentos de avaliação.

Esses são apenas alguns tópicos, ao pensar no processo de gestão da instituição. Dessa maneira dados importantes para os clientes estarão organizados para que o acesso seja mais fácil. Todo esse processo pode ser pensado de forma automatizada, para que facilite a inclusão de itens, processos colaborativos, consultas e também redução de tempo para realização de tarefas.

Manter o relacionamento com o cliente pode ser complicado, pois trata-se de muitas pessoas diferentes distintas, com pensamentos divergentes e com expectativas diferentes em relação à escola. Buscar atender individualmente, é um desafio que apenas a gestão de relacionamento bem feita pode dar conta.

 

Fonte: http://proesc.com/blog/como-melhorar-o-relacionamento-entre-a-escola-e-o-cliente/?utm_campaign=topo_de_funil_como_melhorar_o_relacionamento_entre_a_escola_e_os_pais&utm_medium=email&utm_source=RD+Station



por Portal das Escolas

O portal mais interativo do mundo da educação. Mais interatividade, mais abrangência e mais personalização.(...)