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Dificuldade ou Distúrbio de Aprendizagem?

em segunda-feira, 30 de setembro, 2019

Há muitas dificuldades e confusão seja de professores ou pais para diferenciar o que é dificuldade e distúrbio de aprendizagem.

Ambos envolvem aprendizagem e quando se trata de aprendizagem é algo que exige muito, algo que envolve muitas variáveis sociais, cognitivas biológicas e genéticas.

A dificuldade de aprendizagem é um sintoma de alguma coisa, sendo assim é preciso observar se esses sintomas são de origem familiar, escolar, educacional, problemas com a professora, por exemplo, metodologia ou se a criança tem alguma disfunção neurológica.

Problemas de aprendizagem é um termo global e abrangente  causas relacionadas ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, aos métodos de ensino, ao ambiente físico e social da escola.

Sempre que falamos de dificuldade de aprendizagem, falamos de uma forma diferente de aprendizagem.

Segundo uma pesquisa feita no Ambulatório de neuro-distúrbios de aprendizagem da Unicamp (2000) 52% das crianças, possui problemas pedagógicos, ou seja, problemas que e possível de ser resolvido no próprio ambiente escolar.

Crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem apresentam inteligência normal, mas sim problemas cognitivos, já os portadores de distúrbios de aprendizagem não são incapazes de aprender, pois são distúrbios, não é uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados. Os distúrbios não devem ser confundidos por deficiência mental.

Conforme (Fonseca 1995) Distúrbio de aprendizagem está relacionado a um grupo de dificuldades específicas e pontuais, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.

Os distúrbios de aprendizagem são diagnósticos clínicos, não vamos ver isso em exames como ressonância, eletrocardiograma, esses distúrbios são níveis de conexões de neurônios, diagnóstico clínico com uma equipe multidisciplinar.

Uma criança com distúrbio de aprendizagem, não apresenta um desempenho compatível com sua idade quando lhe são fornecidas experiências de aprendizagem apropriadas. Apresenta discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas: Expressão oral e escrita, compreensão de ordens orais, habilidades de leitura e compreensão e cálculo e raciocínio matemático.

Não é devido algum problema visual, auditivo, ambiental, cultural ou emocional, mas sim uma criança que apresenta problemas de aprendizagem em uma ou mais áreas.

Os distúrbios de aprendizagem são diagnósticos clínicos, não vamos ver isso em exames como ressonância, eletrocardiograma, esses distúrbios são níveis de conexões de neurônios, diagnóstico clínico.

Se a criança tiver problemas de sono, por exemplo, ela vai ter dificuldades de aprendizagem, uma criança com TDAH pode ter dificuldades quanto distúrbio, criança com TEA também pode ter alguma dificuldade de aprendizagem.

Diagnóstico tardio causa muitos prejuízos para as pessoas, sejam crianças, adolescentes, adultos e até as famílias que acabam sofrendo por conta de tudo isso.

Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem são:

  • Dislexia;
  • Disgrafia;
  • Disortografia;
  • Discalculia

A criança desde pequena já apresenta os primeiros sintomas.



por Simone Fernandes

Psicopedagoga clínica e institucional, formada pelo Centro Universitário Barão de Mauá, neuropsicopedagoga, pedagoga, coach de educadores, crianças e adolescentes e ainda é formada em marketing pela UMESP (Metodista).

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