fbpx

High School – Quais as vantagens de fazer o ensino médio no exterior, mesmo que parcialmente?

em segunda-feira, 31 de julho, 2017

High SchoolSe você pensa em investir num intercâmbio para seu filho que dure mais que algumas semanas, para conhecer de verdade como é viver em outro país, que tal pensar em propiciar o ensino médio no exterior?

Segundo a gerente de Produto da Central de Intercâmbio (CI), Debora Lorenzo, o high school é o mais completo programa de intercâmbio, pois permite uma total imersão na cultura do país. Como resultado, você aprende muito melhor o idioma.

“Nessa modalidade, os estudantes vão para a escola pública, onde passam a ter mais contato com estudantes locais, e vivem em uma casa de família, por um período mínimo de um semestre letivo. E toda essa experiência sem atrasar ou prejudicar o histórico acadêmico”, diz ela.

Há um ponto muito importante que deve ser analisado na hora de escolher o tipo de programa: cursar todo o ensino médio ou apenas uma parte dele. De acordo com a gerente, essa escolha depende um pouco do interesse futuro do estudante, pois se a intenção for cursar uma universidade no Brasil, o ideal é fazer apenas parte do ensino médio fora. “Isso porque a grade curricular e a forma de ensino de outros países não são iguais às do Brasil, o que pode dificultar em um vestibular”, explica. Por outro lado, se o seu interesse é fazer uma universidade no exterior, cursar todo o ensino médio fora pode ser bem mais interessante. “Nesses casos, essa pode ser uma boa opção, já que em muitas universidades do exterior é analisado todo o histórico acadêmico do estudante para aceitação. Em outros países, é comum que as universidades utilizem os créditos adquiridos ao longo da vida acadêmica”, comenta.

Maturidade

Debora explica que outro ponto que deve ser levado em conta na hora de decidir por fazer um intercâmbio mais longo é se você considera que está maduro para lidar com a distância e a saudade da família e dos amigos.

“É preciso saber enfrentar a dificuldade de comunicação em um novo idioma e seguir regras e hábitos da família que irá hospedar, que em muitos casos podem ser bem diferentes dos daqui”, diz.

Os países mais procurados para o ensino médio pelos brasileiros são Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. Para participar de um desses programas, é preciso ter entre 14 e 19 anos.

Fonte: https://www.clickconta.com.br/html/clickconta/trilha-carreira/intercambio/vantagens-fazer-high-school-exterior.shtm

 

Ter a oportunidade de fazer parte do ensino médio no exterior é algo que deveria fazer parte do planejamento educacional de todos os países. Isso porque as vantagens que esse tipo de intercâmbio traz para o estudante são incríveis e vão ampliar os horizontes do aluno. Ou seja, o futuro destes intercambistas será bem mais recheado de opções, do que os de pessoas que não tiveram essa oportunidade.

 

Conheça quatro destas vantagens:

Fluência no idioma

Na maioria dos intercâmbios voltados ao ensino médio, uma das exigências cobrada do aluno é de que ele já tenha um certo domínio do idioma praticado no país em que ele escolheu estudar. Mas a fluência mesmo só chega quando você está em contato direto com pessoas que têm esse idioma como língua mãe. Neste quesito, o high school é perfeito, porque as aulas são ministradas no idioma local.

Sair do currículo comum

A relação de atividades que fazem parte da base curricular é bastante diversificada, diferente da praticada no Brasil. Ou seja, o aluno que decide fazer um intercâmbio desse tipo terá pela frente um leque de opções muito diversificado, com opções, por exemplo, nas áreas de mecânica, gastronomia, carpintaria, além de arte e esportes. Dessa forma, ele terá mais chances de descobrir novas habilidades.

Conhecer novas culturas

Estar em contato direto com pessoas de vários países já é uma vantagem e tanto. E quanto antes a pessoa puder viver essa experiência, mais cedo ela poderá ter contato com outras culturas. E isso é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Uma vez que cultura nunca é demais. Pelo fato de estudar em salas com pessoas não só do país em que ele está estudando, mas também com pessoas de diversas nacionalidades, as chances de ampliar sua base cultural serão maiores.

Contato de pessoas de outros países

A gente nunca sabe o que nos aguarda no futuro. Se serão viagens, trabalho em outros países ou até mesmo atividades voluntárias. E qualquer uma dessas opções fica mais fácil se já tivermos alguns contatos internacionais. Esses tipos de amigos podem abrir diversas portas no exterior, seja para ajudar em locomoção, dar dicas, ajudar com moradia ou até mesmo com contatos profissionais.

 

Fonte: http://www.sedaintercambios.com.br/quais-as-vantagens-de-fazer-um-high-school/

 

Clique aqui e veja nosso post sobre Escola Bilíngue.

Clique aqui e veja nosso post sobre Escola Internacional.



por Portal das Escolas

O portal mais interativo do mundo da educação. Mais interatividade, mais abrangência e mais personalização.(...)