fbpx

Projeto Faz Sentido – Fundamental II

em quarta-feira, 7 de junho, 2017

faz sentido

A plataforma FAZ SENTIDO tem o propósito de apoiar redes de ensino, escolas e professores na construção de um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI.

A plataforma faz parte de um projeto mais amplo, denominado Ensino Fundamental 2.0, que busca inspirar a reformulação dessa etapa da educação básica, a fim de que assegure o aprendizado, promova o desenvolvimento e prepare os adolescentes para enfrentar os desafios do mundo atual.

Desde 2014, os parceiros envolvidos na iniciativa têm trabalhado junto a especialistas e redes de ensino para:

• Mapear os principais entraves enfrentados por redes, escolas, professores e alunos do 6o ao 9o ano.
• Organizar um conjunto diversificado e customizável de recomendações e soluções que apoiem o enfrentamento desses desafios.
• Construir um percurso que permita a cada rede, escola ou professor elaborar o seu desenho de ensino fundamental II, de forma colaborativa e a partir da sua realidade.

ESTUDOS

Abaixo segue uma compilação de informações relevantes sobre o universo do adolescente e diversos temas relacionados ao ensino fundamental II. Os estudos resultam de amplos processos de pesquisa e consulta e se propõem a aprofundar os conhecimentos e a compreensão de gestores e professores, a fim de que consigam se aproximar mais da realidade dos seus alunos e ampliar seu repertório em áreas relevantes para o aprimoramento de sua prática.

Clique nas imagens e acesse os estudos temáticos para aprofundar seus conhecimentos sobre desafios e oportunidades para o ensino fundamental II.

Adolescentes

Cada adolescente, estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem direito à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura, à formação para o trabalho, à convivência familiar e comunitária, à proteção especial. Tem direito de viver essa etapa da vida de forma plena, e de ter oportunidades para canalizar positivamente sua energia, sua capacidade crítica e seu desejo de transformar a realidade em que vive. UNICEF (2013) Clique na imagem e veja o trabalho completo.

Gestão Escolar

Gestão Escolar é o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de decisão, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas, efetivando o envolvimento da comunidade, no âmbito da unidade escolar, baseada na legislação em vigor e nas diretrizes pedagógicas administrativas fixadas pela Secretaria de Educação. Clique na imagem e veja o trabalho completo.

Formação de Educadores

Os professores são essenciais para transformar a educação e a realidade do país. E sabem disso. De acordo com a pesquisa Conselho de Classe: A visão dos professores sobre educação no Brasil, que ouviu 1.000 profissionais da rede pública em áreas urbanas do território nacional, 72% reconhecem sua contribuição para o aprendizado dos alunos – e esta é sua principal satisfação no trabalho. Quando percebem que o aluno aprendeu algo, vivem aquele momento que “faz a profissão valer a pena”. Ainda entre os entrevistados, 65% atestam a responsabilidade social de seu papel – sabem que causam um impacto positivo no mundo. Clique na imagem e veja o trabalho completo.

Avaliação e Certificação

Quando se pensa em avaliação, várias ideias vêm à mente: prova, trabalho, nota, média, boletim, aprovação, reprovação, classificação. Por trás dessas palavras, estão diferentes conceitos e estratégias avaliativas usadas para acompanhar a aprendizagem dos alunos e também o trabalho de professores e gestores. Entenda como alguns estudiosos do assunto distinguem alguns desses conceitos clicando na imagem e veja o trabalho completo.

Tecnologias no Ensino Fundamental II

Tecnologia digital é qualquer tipo de tecnologia voltada para a linguagem dos computadores. As tecnologias digitais na educação, por outro lado, são um conjunto de técnicas, processos e métodos específicos para a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes, e não simplesmente do uso de computadores, smartphones, tablets e outros equipamentos. As tecnologias digitais servem como conexão da escola com a realidade dos adolescentes – vale lembrar, também, que são tão importantes quanto as off-line. É a integração dos diversos meios disponíveis para os professores trabalharem dentro e fora da escola que pode trazer mais significado e novas possibilidades para o ensino e para a aprendizagem. Clique na imagem e veja o trabalho completo.

Família e Comunidade

Os avanços na medicina, as reestruturações da legislação e a quebra de muitos preconceitos são elementos que vêm motivando novas configurações familiares. Clique na imagem e veja o trabalho completo.

Currículo e Práticas Pedagógicas

O currículo ocorre o tempo todo na escola, mas existe uma divisão conceitual em três tipos principais, que auxilia o entendimento sobre o que é ensinado e aprendido no ambiente escolar. Clique na imagem e veja o trabalho completo.



por Portal das Escolas

O portal mais interativo do mundo da educação. Mais interatividade, mais abrangência e mais personalização.(...)