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Recurso didático PlayMais® – Por que adquirir?

em terça-feira, 13 de junho, 2017

Profª Drª Marta Chaves

(Universidade Estadual de Maringá)

Ao considerarmos a necessidade de manter a coerência entre os procedimentos pedagógicos e recursos didáticos (livros de Literatura Infantil e brinquedos), apresentamos os motivos que justificam a aquisição do Recurso Didático PlayMais® para as instituições escolares do município.

Avaliamos que para a Teoria Histórico-Cultural – que ampara nossa proposta pedagógica –, os recursos didáticos devem ser os mais elaborados  existentes para aquisição e de melhor qualidade técnica  e pedagógica,  disponíveis tanto às crianças como aos professores e coordenadores. Com isto, entendemos que os brinquedos pedagógicos a serem adquiridos devem ser escolhidos com absoluto rigor, a fim de que possam, verdadeiramente, mobilizar professores e escolares para o entusiasmo com o processo de ensino. Isso, a nosso ver, muito favorecerá a compreensão de conteúdos  específicos,  bem como o desenvolvimento de habilidades humanas como memória, atenção, concentração, linguagem e criatividade. Julgamos que os recursos didáticos adequados podem determinar o desempenho satisfatório em diferentes áreas do conhecimento, independentemente da idade da criança.

Pontuamos que com  estratégias e recursos adequados é possível levar as crianças a estágios cada vez mais avançados de aprendizagem e desenvolvimento, como propõem os escritos do referencial teórico expressos nos textos de Vygotski (2007), Leontiev (1961) e Mukhina (1996).

Queremos com isto afirmar que a habilidade para realizar atividades com os brinquedos ou superar desafios propostos pelos jogos, além dos conteúdos propriamente ditos, pode favorecer o aprimoramento da coordenação motora, raciocínio, capacidade de planejamento e outras condutas ou aprendizagens afetas ao desenvolvimento infantil. Queremos ainda destacar que os brinquedos adequados e de EXCELENTE QUALIDADE expressam em si motivos e alegrias para querer aprender efetivar o desenvolvimento intelectual dos estudantes dos primeiros meses até idades mais avançadas, o que em outras palavras significa assinalar as crianças podem estabelecer comparações, elaborar impressões, interpretar e superar   conflitos e ainda elaborar hipóteses que podem ou não ser comprovadas com determinadas ações advindas das composições de brinquedos, instrumentos musicais, objetos de trabalho, representação de personagens, expoentes das artes plásticas visuais e literárias. Devemos enfatizar   ainda as maquetes e representação de pontos turísticos do Brasil e de outras localidades.

O desafio – nessa proposta educacional – é incorporar as necessidades, interesses e potencialidades das crianças, com respeito aos padrões e valores da cultura e da sociedade em que elas se encontram, e ao mesmo tempo ampliar permanentemente as fronteiras de seu universo, de sua realidade imediata em favor de uma educação criadora e criativa para todos, ou seja, uma educação de excelência!

Diante do exposto, apresentamos alguns elementos decisivos para a aquisição do recurso didático PlayMais®, que favorecerão a organização do trabalho pedagógico de Coordenadores e Professores com vistas ao máximo desenvolvimento  das crianças:

a) As atividades e vivências lúdicas contribuem  para a realização de intervenções pedagógicas afetas às diferentes linguagens, e  portanto são capazes de favorecer o desenvolvimento lógico matemático e linguístico de escolares de diferentes idades;

b) A necessidade de proporcionar às crianças o contato com diferentes cores, formas, materiais e brinquedos, cujos temas sejam afetos ao seu universo;

c) A orientação de documentos normativos e orientadores, além das recomendações dos Governos Estadual e Federal em priorizar atividades educativas relacionadas aos livros,  jogos, brinquedos e brincadeiras;

e) Os brinquedos favorecem a proposição de atividades interdisciplinares, o que possibilita a superação da divisão entre as diferentes áreas do conhecimento;

f) A contribuição do referido Recurso PlayMais® para a aprendizagem das crianças em processo de letramento e alfabetização.

Reafirmamos a defesa de aquisição do Recurso Didático PlayMais®, o qual é rigorosamente selecionado pela Equipe Pedagógica, Professores das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil, e com orientações da Equipe da Secretaria de Educação.

 

REFERÊNCIAS

BLOGANODEZHINA, L. V. Las emociones y los sentimientos. In: SMIRNOV, LEONTIEV e outros. Psicologia. Havana: Imprensa Nacional de Cuba, 1961, p. 375.

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 9.ed. São Paulo: RT, 2004.

______. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996.

 

CHAVES, M. et all (Org). Professores Repensando a Prática Pedagógica: propostas, objetivos e conquistas coletivas. 21. ed. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, Laboratório de Arqueologia, Etnologia, 2008. v. 1. 79 p.

 

____. Estudos e Práticas Educativas para Educação Infantil: desafios e conquistas de professores e crianças. 1. ed. Maringá: Lab. de Arqueologia, Etnologia e Etno-História da UEM, 2007a. v. 1. 40 p.

 

____. Desafios na Prática Educativa: uma proposta de formação em serviço. 1. ed. Maringá: Lab. de Arqueologia, Etnologia e Etno-História da UEM, 2007b. v. 1. 33 p.

 

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. (Coleção educação contemporânea)

 

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

 

LEONTIEV e outros. Psicologia. Havana: Imprensa Nacional de Cuba, 1961.

 

LIMA, E. A. Infância e Teoria Histórico-Cultural: (Des) Encontros da Teoria e da Prática. 2005, Tese (Doutorado em Ensino na Educação Brasileira). Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2005.

 

MUKHINA,V. Psicologia da Idade Pré-escolar. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

 

PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Orientações pedagógicas da Educação Infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. v. I. 2. ed. Curitiba: SEED, 2015.

 

PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Orientações pedagógicas da Educação Infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. v. II. 2. ed. Curitiba: SEED, 2015.

 

VIGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia: ensayo psicológico. 8. ed. Madrid: Akal, 2007. (Akal básica de bolsillo, 87).



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