fbpx

Entenda como funciona uma escola tradicional

em quinta-feira, 27 de julho, 2017

É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas.

Quem não atinge a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo.

É comum que essas escolas usem apostilas e cartilhas, que estabelecem o quanto a criança deve aprender em cada ano. É uma filosofia que valoriza a quantidade de conteúdo ensinada.

Essas instituições são voltadas para o sucesso do aluno em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular.

Fonte: http://www.capesesp.com.br/conheca-os-metodos-de-ensino-das-escolas

 

Ela ganhou o mundo no século 18 com um objetivo importante: universalizar o acesso ao conhecimento. Essas escolas privilegiam a transmissão do conteúdo, pelas “mãos” do professor, mesmo que já incluam meios como computadores. Nesse modelo, tende a rigidez em relação à disciplina, forma utilizada para conseguir passar idêntico conteúdo a diferentes tipos de criança.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1841-15068,00.html

 

A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Possui um modelo firmado e certa resistência em aceitar inovações, e por isso foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70.

As escolas que adotam a linha tradicional acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende justamente da bagagem de informação adquirida e do domínio dos conhecimentos consolidados.

Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos inquirir, criar e construir. Geralmente, as aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização.

O professor é o guia do processo educativo e exerce uma espécie de “poder”. Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.

As avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguiu absorver.

São escolas que preparam seus alunos para o vestibular desde o início do currículo escolar e enfatizam que não há como formar um aluno questionador sem uma base sólida, rígida e normativa de informação.

Fonte: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/tradicional.php

 

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica Montessoriana.

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica Construtivista.

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica de Waldorf.

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica Tradicional.

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica Democrática.

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica Comportamentalista

Clique aqui para saber sobre a linha pedagógica Freiriana



por Portal das Escolas

O portal mais interativo do mundo da educação. Mais interatividade, mais abrangência e mais personalização.(...)